Prospectar clientes é essencial para qualquer ramo. Para negócios imobiliários, o processo é ainda mais delicado — afinal, alugar ou comprar um imóvel costuma ser algo muito importante na vida de alguém.
Isso pode ser um benefício ou uma desvantagem para quem trabalha na área. Se o profissional souber mostrar o seu valor para os clientes e utilizar a tecnologia de forma inteligente, tem uma chance de ouro para conquistar o consumidor.
Mas, se não dominar bem a prospecção, pode perder muitos contatos valiosos.
Quer melhorar a forma como encontra e se relaciona com os clientes? Então, leia atentamente as dicas abaixo!
Algumas imobiliárias trabalham com diversos públicos e negociam ao mesmo tempo espaços para escritórios e apartamentos residenciais, por exemplo. Seja como for, é importante definir o perfil de cliente que você está buscando.
É aí que entram as personas, um termo muito comum no marketing que também pode ser útil para você.
A ideia é simples: com base nos clientes que sua empresa já tem, traçam-se perfis semifictícios de consumidores ideias para cada tipo de imóvel com que você trabalha.
Se sua imobiliária vende casas de três a quatro quartos em uma região de classe média, por exemplo, uma de suas personas pode ser:
“Mateus e Joana, casal com cerca de 30 anos. Estão casados há mais de cinco e acabaram de ter o segundo filho. Viviam de aluguel e agora procuram uma nova casa para a família. Os dois são graduados e trabalham fora, por isso gostariam de um imóvel com fácil acesso ao centro da cidade”.
A partir disso, é hora de entender melhor quais são os hábitos de consumo de Mateus e Joana. Que redes sociais pessoas com esse perfil costumam utilizar? Que eventos frequentam? Todas essas pistas vão ajudá-lo a encontrá-las e se comunicar melhor com elas.
Como você deve saber bem, quem compra um imóvel não está em busca apenas de um espaço para viver ou trabalhar, mas de uma solução para diversas demandas pessoais.
Evidentemente, o principal produto dos negócios imobiliários são os imóveis, porém a prospecção deve envolver vários outros fatores.
Quando você anuncia um apartamento de um quarto no centro, na verdade está vendendo praticidade, por exemplo — se for atrás do público certo, claro.
Nesse sentido, as redes sociais são uma boa alternativa. Nelas, você pode mostrar mais do que fotos dos imóveis, também dando dicas ao cliente sobre como procurar o local ideal e contando mais sobre as vantagens de cada tipo de lugar.
E lembre: quando de fato fizer contato com eles, procure conhecer todas as necessidades que têm, assim indica a solução certeira para cada um.
É bem provável que o primeiro contato que as pessoas vão ter com sua empresa seja pela internet — ao visitarem seu site para ver os imóveis disponíveis, por exemplo.
A chance de que prefiram fazer o contato inicial online também é grande, por isso você deve estar preparado para atendê-las com agilidade assim que precisarem.
Nesse caso, demorar para respondê-las pode ser um erro fatal, porque demonstra falta de atenção e de comprometimento.
Retornar o contato das pessoas interessadas também faz parte da prospecção, por isso vale a pena investir em tecnologias de resposta rápida no seu site.
Já existem ferramentas em que basta a pessoa cadastrar o número de telefone para que você seja avisado de que precisa fazer contato, o que torna seu trabalho mais ágil e agradável para o cliente.
E você, como tem feito a prospecção de clientes para negócios imobiliários? Conte nos comentários o que considera mais importante nesse processo!
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