Já explicamos em um texto anterior que o tempo de resposta aos clientes é essencial para conquistá-los e retê-los.
Afinal, como mostramos antes, abordar um lead até 5 minutos depois que ele demonstrou interesse aumenta em até 100 vezes a sua chance de convertê-lo.
E não é só isso: uma pesquisa revelou que 42% das pessoas que reclamam sobre uma empresa nas redes sociais espera uma resposta em até 60 minutos!
Mas, na prática, como melhorar a sua velocidade de atendimento? Pode parecer difícil, especialmente se você tem muitos leads, porém é perfeitamente possível com táticas mais simples do que você imagina.
Veja 4 passos para começar:
Você pode instalar uma ferramenta de call back no seu site para o cliente entrar em contato sempre que quiser, ou agendar uma ligação com você.
Além de ser uma forma de otimizar os telefonemas, essa alternativa permite que ele navegue pelo site ao mesmo tempo em que conversam. É quase uma visita guiada.
O método é certeiro para ele tirar todas as dúvidas enquanto está no site. Sabe a sua vontade de converter visitantes em clientes? Aqui está uma solução!
Há uma grande chance de que muitas pessoas tenham dúvidas parecidas sobre o seu serviço ou produto. Registre-as para entender bem o que elas desejam saber e conseguir elaborar um FAQ ou respostas padronizadas para cada situação.
O ideal é que cada cliente seja respondido de forma personalizada, mas ter uma ideia bem-definida de resposta já ajuda bastante a agilizar o processo.
Por melhor que seja o seu trabalho, eventualmente algumas pessoas vão reclamar. Quando se trata de consumidores, é absolutamente verdadeiro que não se pode agradar a gregos e troianos.
Mas, de forma alguma, simplesmente deixe a reclamação sem resposta, especialmente se ela for feita de forma pública em uma rede social.
Nesse caso, todos os visitantes vão ver o que a pessoa insatisfeita disse, portanto é primordial que também vejam que você respondeu com educação, presteza e, no cenário ideal, uma solução para o problema.
É mais do que uma questão de imagem pública: com a resposta certa, você pode transformar o cliente que teve um problema em um cliente satisfeito e fiel.
Em muitos casos, é impossível resolver na hora o que cliente precisa. Mas ofereça uma previsão de retorno!
Sempre que possível, evite dizer apenas que “assim que o problema for resolvido, entro em contato”. Em vez disso, informe uma data realista para a sua resposta. E, claro, se vir que vai acabar atrasando, avise com antecedência.
Viu só como algumas medidas relativamente simples podem otimizar muito seu tempo de resposta? Se quiser aprimorar ainda mais o seu relacionamento com os clientes, é só ler este post sobre processos de vendas.
Atendimento personalizado Uma das principais vantagens do call back é a possibilidade de personalizar o…
1. Contato direto e personalizado: O vendedor pode criar um relacionamento direto e personalizado com…