Como utilizar call back para aprimorar suas vendas definitivamente
17 de outubro de 20195 ferramentas para automatizar seu processo de vendas
17 de outubro de 2019A tarefa de aproximar-se e uma pessoa desconhecida pode ser uma tarefa difícil. Em especial, se não houver assuntos em comum.
Se o seu interesse for vender, então, uma abordagem por telefone é uma situação delicada. É preciso sentir o terreno, verificar se a pessoa foi receptiva e está disposta a te ouvir.
Justamente por isso, abordar um lead e executar logo uma venda exige atenção e treinamento.
Para te auxiliar a criar certa conexão com o lead desde o primeiro contato, preparamos 3 dicas que irão ampliar suas chances de realizar uma venda. Vem com a gente!
Mantenha o foco no cliente
Ainda que o cliente tenha demonstrado interesse em seu produto ou serviço, lembre-se que o foco é a dor do próprio cliente e não a solução que você irá oferecer.
Rapidez e simplicidade contam bastante no primeiro contato. Até porque, você precisa conquistar a atenção a cada minuto da ligação. Você precisa ganhar espaço.
Como fazer, então, para que a conversa seja a respeito do prospect e não da sua solução? Faça perguntas relevantes para conhecê-lo pouco a pouco. Ao sentir que está sendo ouvido, ele vai perceber que ele é o foco.
Algumas questões para começar:
• Seu negócio sofre com esse problema?
• Quais seus principais desafios área [de atuação da sua empresa]?
• Como você tem buscado resolver tais problemas?
• Se eles forem resolvidos, você terá resultados melhores?
• Minha solução pode te ajudar como nessa tarefa?
Perguntas como essas vão criar uma conexão entre vocês, te deixando mais próximo do lead.
Use o tom certo e seja claro
Você já sabe que seu foco deve ser no cliente, agora, precisa ser claro nessa abordagem por telefone. É preciso mostrar a ele que você está ali para ajudá-lo, mas sem oferecer sua solução de cara.
Você deve estar atento até mesmo a seu tom de voz. Alguns termos devem ser frisados, sua fala deve ter os tons certos, para que a pessoa do outro lado realmente escute o que você tem a dizer.
Para ser direto, você não precisa empurrar seu produto ou serviço, mas deixar claro que você tem a solução para os problemas que seu cliente deseja resolver. Mostre o valor dessa solução.
Apresentar breves exemplos de resultados de outros clientes ajuda a dar credibilidade ao que você fala. Mas faça isso de forma objetiva, como neste exemplo:
“Gostaria de te mostrar como essa solução pode ajudar você, como auxiliou a empresa X, que teve um aumento de 35% em vendas em 3 meses.”
Crie seus próprios scripts e deixe seu time de vendas preparado para fazer abordagens desse tipo.
Transmita segurança
Você não compra um produto se o vendedor te passar a impressão de que ele mesmo não acredita no que está dizendo, certo?
Então, você deve descartar todas as possibilidades de que seu cliente se torne cético após sua abordagem por telefone.
Como fazer isso?
Mostre experiência e faça ele entender que com você, ele está seguro. Não deixe seu lead com a impressão de que você está apenas com conversa de vendedor.
Deixe claro que se trata de uma relação de parceria, em que todos vão sair ganhando.
É essencial que, nessa abordagem por telefone, ele já comece a confiar em você. Dessa forma, ele também irá te ouvir e valorizar a conversa entre vocês.
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